Qué
image
  • Actividades
  • Empresas y entidades
  • Espacios a visitar
Dónde
image
image

Parque das Serras do Porto

WEM;www.https://serrasdoporto.pt

FACEBOOK: www.facebook.com/serrasdoporto

MORADA: Av. 5 de Outubro, 160 |4440-503 Valongo. Divisão de Ordenamento do Território e Ambiente. Câmara Municipal de Valongo

EMAIL:  raquel.viterbo@cm-valongo.pt      serrasdoporto@gmail.com

TF: 351 224227900 / 911101630

Parque das Serras do Porto – um território natural e cultural notável

Porto é reconhecidamente um destino turístico citadino de excelência, mas é também serras repletas de floresta e refúgio para espécies raras, é rochas e fósseis do Paleozoico, é minas romanas, de carvão e de ardósia, é rios ladeados por moinhos, aldeias rurais e suas leiras agrícolas. E visitar o Porto é também calcorrear trilhos serranos com vista para o mar, descobrir o que vários especialistas consideram ser o maior complexo mineiro aurífero subterrâneo do Império Romano, viajar no tempo mais de 500 milhões de anos e contactar com a fascinante história geológica da região, praticar desportos ao ar livre ou simplesmente abrandar para o ritmo pausado da natureza.

Consciente da riqueza patrimonial e da posição estratégica que as Serras de Santa Justa, Pias, Castiçal, Flores, Santa Iria e Banjas ocupam no contexto da Área Metropolitana do Porto, Gondomar, Paredes e Valongo decidiram desenvolver um projeto comum, com vista a uma gestão integrada que procurasse alavancar novas e inovadoras formas de promover o estudo, a conservação, a valorização e o usufruto sustentado deste território com cerca de 6.000 hectares.

Para prosseguir este fim, os três municípios constituíram em abril de 2016 a Associação de Municípios Parque das Serras do Porto e em 15 de março de 2017 foi publicada a classificação deste território como Paisagem Protegida Regional. De referir que esta área protegida integra o Sítio Rede Natura “Valongo” e o Parque Paleozóico de Valongo.

Esta visão integrada reflete-se na dinâmica do Parque – sinalética informativa, rede de percursos pedestres, rede de parceiros, fomento da investigação e incentivo à visitação são apenas algumas das vertentes em que se está a apostar e que permitirão enriquecer a oferta já existente.

O Parque das Serras do Porto é um exemplo de cooperação metropolitana em torno de um território serrano com um notável valor patrimonial e um elevado potencial ao nível do turismo de natureza, que surpreende e cativa quem o visita.

image