Grutas de Lapas, Torre Novas
As Grutas de Lapas são uma rede de galerias artificiais que se encontram sob o casario mais antigo da aldeia com o mesmo nome.
O Aglomerado está implantado numa elevação correspondente a um terraço fluvial do rio Almonda, de idade quaternária, composto por uma formação rochosa específica, o tufo calcário. Dada a facilidade com que era cortado, este material foi amplamente utilizado na construção civil, durante vários séculos, em toda a região.
A origem das grutas permanece envolta em mistério. Uma das explicações é que tenham sido uma pedreira subterrânea de tufo, mas não é certa a cronologia associada. São várias as teorias formuladas, desde uma utilização primitiva como abrigo, associada a cavidades naturais preexistentes, ao refúgio de cristãos primitivos ou à exploração de blocos de tufo na época romana, havendo ainda várias referências aos mouros no imaginário local.
Ao certo, sabemos que a própria aldeia, com a designação de Lapas, já existia em 1212, data do compromisso da sua confraria; que, dos trabalhos arqueológicos efetuados, os vestígios mais antigos datam do século XV e que há fontes que referem as galerias já abandonadas em meados do século XVIII.
Este é um dos conjuntos patrimoniais mais singulares do país. Podemos percorrer o interior de um terraço fluvial, conhecer melhor os tufos calcários e perceber um pouco da interação das galerias com a aldeia medieval que foi construída por cima, entre outros aspectos ligados à história e especificidades locais.
Deixe-se envolver por este ambiente único e formule a sua própria versão do que aqui terá acontecido.
Representante
Câmara Municipal de Torres Novas
Telefone: ++351 249839430
Correio Eletrónico: geral@cm-torresnovas.pt
Morada: Rua General António César de Vasconcelos Correia, nº25, Torres Novas
www.cm-torresnovas.pt
Pontos de interesse a visitar neste Local:
Grutas de Lapas
As Grutas de Lapas integram o Roteiro das Minas e Pontos de Interesse Mineiro e Geológico de Portugal.
Mais informação em www.roteirodeminas.pt