Centro de interpretação Científico-ambiental das GRUTAS DA MOEDA

Informaçâo

Marcação de visitas:

marisa.santos@grutasmoeda.com

 

Situação

Em S. Mamede, apenas a 3 minutos de Fátima e a 15 minutos da Batalha. Morada: Largo das Grutas da Moeda, s/n, São Mamede.

 

História

Em 1971, dois caçadores perseguiam uma raposa que se refugiou num algar existente no meio do bosque. Entraram e ao percorrer o seu interior aperceberam-se da sua beleza, com galerias repletas de inúmeras formações calcárias. Descobriram as Grutas da Moeda.

A gruta tem uma extensão visitável de 350 metros e uma profundidade de 45 metros abaixo da cota de entrada. A temperatura ronda os 18.º C, constante durante todo o ano, o que a torna fácil de visitar por todos.

 

Geologia / descricâo

Repleta de fantásticas formações calcárias, esta gruta é património natural de rara beleza. Durante a visita um guia da nossa equipa acompanha os visitantes, percorrendo em total segurança as várias galerias naturais que foram batizadas de acordo com as imagens que sugerem: Lago da Felicidade, Sala do Presépio, Pastor, Cascata, Cúpula Vermelha, Marítima, Capela Imperfeita, Abóbada Vermelha e Fonte das Lágrimas.
Com uma extensão visitável de 350m, atingindo-se a profundidade de 45m abaixo da cota de entrada, poderá desfrutar da agradável temperatura de 18ºC que se mantém constante ao longo de todo o ano. É portanto óbvio que a gruta não é produto de um fenómeno estático.

 

Visita ao Centro de interpretação Científico-ambiental (CICA gm)

Para além da estrutura natural da gruta, pode também visitar o Centro de interpretação Científico-ambiental (CICA gm). Aqui o visitante pode descobrir como se forma uma gruta e como esta interage com a biodiversidade local, entender qual a importância do calcário na nossa região e como influencia o modo de vida das pessoas. Pode ainda admirar uma magnífica e única exposição de minerais e fósseis de Portugal e de muitos outros países. Na nossa loja encontra uma enorme variedade de minerais e fósseis de vários países.

O Centro de Interpretação Cientifico–ambiental das Grutas da Moeda (CICa gm) foi inaugurado em Dezembro de 2009, e assume-se como um local de carácter informativo, didáctico e científico. Consiste num espaço onde alunos, turistas e o público em geral podem encontrar respostas às múltiplas questões relacionadas com as ciências da Terra, com acesso a equipamentos e exposições que facilitam o entendimento dos fenómenos geológicos e ambientais do Maciço Calcário Estremenho. Com uma dimensão de cerca de 180m2, o CICa gm tem duas salas distintas vocacionadas para a sensibilização ambiental. Numa primeira sala, os visitantes do CICa têm ao seu dispor informação sobre os derivados do calcário e as diferentes aplicações /utilizações na Industria do Vidro e da Alimentação, na Cosmética e na Farmácia, na Agricultura e na Construção Civil, entre outras; No local pode ainda observar a arte de trabalhar o calcário, tanto na sua forma artesanal como industrial; e ainda uma exposição interpretativa através da observação de fósseis de vários locais do mundo, permitindo um maior conhecimento da evolução da Terra até aos nossos dias. Os fósseis têm uma extrema importância na medida em que fornecem informações importantes sobre a vida animal e vegetal de outrora, bem como, as alterações que sofreram as condições ambientais na Terra.

O Centro de Interpretação Científico Ambiental das Grutas da Moeda participa ao Roteiro das Minas e Pontos de Interesse Mineiro e Geológico de Portugal.

 

Mais informação em www.roteirodeminas.pt